São tumores epidérmicos de origem virótica, portanto causadas por vírus que são agentes diminutos e infecciosos, e alguns deles estão associados ao aparecimento de tumores malignos, porém , os que causam a verruga plantar não tem até nenhum relato na podologia brasileira de sua malignização.
Diferente do calo que não tem “raiz”, a verruga plantar tem como raiz as células virais, as quais quando removidas fazem desaparecer por completo a patologia.
As verrugas podem ocorrer em praticamente toda a superfície da pele, inclusive nas mucosas e semi mucosas onde são chamadas de condilomas. Por terem como causa um agente infeccioso, são consideradas contagiosas.
A verruga plantar aparece depois de pequenas lesões, traumatismos ou em períodos de baixa resistência do organismo e costuma acometer mais crianças, por que estas ainda não tem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, sendo rara nos idosos.
É comum surgir um anel queratósico em volta a lesão, ocasionado pelo estímulo do vírus.
Um correto diagnóstico é de suma importância, pois, apesar da sua aparência ser muito similar ao calo neuro vascular, o tratamento diferencia completamente.
Tratamento:
* Desbastamento do anel queratósico com lâmina descartável;
* Uso de Ácidos aplicados 3 x por semana no local, com anteparo.
* O método mais efetio é a Criocirurgia com nitrogênio líquido (aparelho crio spray), procedimento que causa o congelamento das lesões cutâneas, levando a destruição da morte das células virais.
OBS.: Os tratamento devem ser feitos por profissionais capacitados, para evitar lesões.
Nilva Macedo da Costa
FONE
(63) 8133-4451 ou (63) 8422-9407