Menu

Todos os Materiais Esterilizados em Autoclave

* * * Avaliação Gratuita * * *

Faça-nos uma visita!

Conheça nosso espaço reservado especialmente para você

Tel:(63)3225-5736 fixo (63)8133-4451 Tim

Quadra 103 Norte Avenida LO 02 Lote: 48 Sala: 05

TRATAMENTOS

Onicomicoses
Geralmente percebe-se que a unha começa a ficar esbranquiçada e desprende-se do leito ungueal, deformada e o esfarelamento da mesma. Atinge a unha de três maneiras: sob a borda, que fica espessa e partida; na base, iniciando-se na cutícula e deteriorando a sua superfície; forma placas brancas sobre a unha, atingindo toda a área.
Estes são alguns dos sintomas de que a unha ou as unhas foram contaminadas de alguma maneira por fungo.

Tratamento: Sugerimos periódicas visitas entre ( 21 e 28 ) dias ao seu podólogo de confiança ou indicado para o corte correto das unhas e a remoção de macerações mais profundas, lixamento e assepsia das mesmas. Aconselhamos as Sras. E Srtas. o não pintura das unhas com esmaltes coloridos ou de outra espécie embelezadora, pois isso só retarda o tratamento. Recomendamos sim, esmaltes anti-fungicidas locais! Remédios por via oral, só serão indicados pelo médico dermatologista! Nós Podólogos usamos produtos antifúngicos tópicos para tratamento.
                                               
Unhas Encravadas


A unha encravada resulta na penetração da unha no tecido ao redor. Como conseqüência teremos intenso processo inflamatório que pode estar acompanhado de infecção. Freqüentemente é decorrente do corte inadequado da unha e uso de calçados inadequados ou pequenos, de ponta fina que comprimem os dedos.
Tratamento:O podólogo através da técnica denominada Espiculaectomia (remoção da parte da unha que está encravada), usando instrumentais adequados, é capaz de solucionar o problema facilmente. O uso de aparelho de alta-frequência  acelera o processo de cicatrização.

Calos e Calosidades

São muito semelhantes,diferindo apenas quanto ao local de acometimento. O calo se desenvolve nas saliências ósseas da parte de cima dos dedos e na pele entre os mesmos. São duros, sensíveis ao toque e arredondados. Em seu centro pode se formar um pequeno ponto claro. As calosidades se formam em qualquer parte do corpo que esteja sob constante pressão ou fricção. São frequentes no calcanhar, bola do pé, mãoes e joelhos. São espessamentos da pele planos e indolores. Calos e calosidades se formam como uma tentativa de proteção do nosso corpo. São uma camada extra de pele que se forma em locais sob constante fricção ou pressão devido a situações como: Sapatos apertados Atividades que colocam pressão sobre os pés, as mãos ou os joelhos.

Órtese Corretiva

Indicações: O mecanismo pode ser de três tipos de aplicação de órtese:
1º Ativo:  quando a curvatura do arco da órtese produz uma força de ação contrária e maior que a curvatura da unha, determinando uma correção total. Obs.: Deve-se observar a lâmina com onicomicose. Dependendo do caso, não suportariam uma força de tração ativa e até se deslocariam do leito um ungueal.
2º Passivo: Quando o arco da curvatura da órtese é igual ao da curvatura da unha, determinando uma correção parcial.
3º Conservação ou Passiva: Geralmente aplicada em casos que já se conseguiu a correção desejada e aplica-se a órtese de conservação por um tempo determinado, a fim de se evitar recidivo.

Função da Unha
A unha, uma modificação de pele que se compõe de matriz e de lâmina, tem como função primordial a proteção dos dedos. A função principal da unhas é de aumentar a resistência das pontas de nossos dedos ao mesmo tempo que garante alguma proteção à Zona de nosso corpo que tem mais chance de receber traumatismo. O crescimento das lâminas ungueais dos pododáctilos é, aproximadamente, 1mm por mês. Demora para crescer , ou seja, para ser completamente substituída, cerca de 1 ano.

Rachaduras

Os pés possuem suas camadas de pele mais resistente que qual outra parte do corpo, além de serem mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre eles, Apesar de toda esta resistência os pés sofre de inúmeras patologia que devem ser tratadas por médico e podólogos. Uma destas patologias é a fissura e rachaduras.

Porque ocorre as rachaduras e fissuras? As rachaduras  e fissuras podem ser por varias causas, tais como:

a) Hereditariedade,
b) Agressões químicas mesmos as domésticas ,( uso de água sanitária, produtos abrasivos como os ácidos de limpar piso são alguns dos exemplos)
c) Defeitos ortopédicos  Pisada errada
d) Alterações Climáticas  Um exemplo que ocorre muito no verão é  de andar descalço na praia a combinação atrito da área, sal do mar e areia quente são fatores determinantes para o surgimento de fissuras.
e) Consequência de psoríase
f) Micoses
g) Diabetes
h) Uso de calçados aberto nos calcanhares ( sandálias e chinelos) etc


Muitas vezes o calcâneo e maior que a sola da sandálias e o atrito constante provocados pelo mesmo

As fissuras de calcâneo podem variar de profundidade: algumas lesam a pele superficialmente e outras podem atingir tecidos profundos e provocar sangramentos, devido a perda da elasticidade da pele e a pressão do peso do corpo elas se abem ao caminhar.


As Fissuras e rachaduras deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar. Pode ocorrer até mesmo sangramento. Via de regra a fissuras dão-se pelo ressecamento acentuado da pele associada ou não à hiperqueratose, sendo que esta última é uma podopatia que muitas vezes aparece conjugada às fissuras.

Tratamentos: O tratamento consiste na higienização do local, remoção do espessamento, usar cremes específicos ao pés.

Micose Interdigital (Pé-de-Atleta ou Frieira)

Interdigital, Pé-de-atleta, Frieira: atinge a pele entre os dedos, provocando coceira, descamação, fissuras e placas esbranquiçadas. Pode vir acompanhada por uma infecção bacteriana. Ela aparece na forma de um espessamento na sola do pé, com um ponto escuro no meio, parecendo um olho. Daí o nome dado. É causado por vírus e associado ao excesso de umidade nos pés. Dói muito quando se pisa no chão.
Escamosa: atinge a região da planta e da lateral do pé. Causa descamação, coceira e mau cheiro.
Vesiculosa ou Disidrosiforme: começa com bolhas que provocam coceira e vermelhidão, resultando em ressecamento e descamação da pele.

Tratamento

1 - Secar cuidadosamente os pés, especialmente entre os dedos, após o banho;
2 - Evitar meias de lã ou sintéticas;
3 - Usar as de algodão e trocá-las diariamente;
4 - Usar calçados que permitam ventilação;
5 - Usar talco absorvente e agradável entre os dedos;
6 - Evitar caminhar descalço em locais públicos e de alta circulação;
7 - Não usar toalhas calçados ou roupas emprestadas.