Menu

Todos os Materiais Esterilizados em Autoclave

* * * Avaliação Gratuita * * *

Faça-nos uma visita!

Conheça nosso espaço reservado especialmente para você

Tel:(63)3225-5736 fixo (63)8133-4451 Tim

Quadra 103 Norte Avenida LO 02 Lote: 48 Sala: 05

FISSURAS OU RACHADURAS

Nossa pele possui 3 camadas: a epiderme , a derme e a hipoderme. A epiderme é a camada mais superficial, também chamada de camada córnea, está sub- dividida em 5 camadas, não possui  vasos sanguíneos e linfáticos, esses se localizam na derme, rica em órgãos anexos,como pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas,nervos, músculo eretor  de pelos etc. Já a hipoderme ou subcutânea ,é rica em células gordurosas, que servem para proteger nosso corpo de pancadas, atuando como amortecedores e conservando o calor do nosso corpo.
Depois que as células da pele nascem,  com o passar do tempo elas completam sua formação e se modificam quimicamente, durante esse processo as células mortas  são empurradas, descamam  continuamente, sendo assim  eliminadas.O corpo humano elimina por dia, de 6 a 14 gramas de células mortas. O tempo médio entre o nascimento de uma célula e sua troca é de 28 dias.
Podemos perceber que na planta dos nossos pés e palmas das mãos não existem pelos e por esse motivo não possuem as glândulas sebáceas responsáveis pela lubrificação natural da nossa pele. Concluímos que essas áreas tendem a um ressecamento bem maior que em outras áreas do nosso corpo, necessitando assim de uma atenção maior no que diz respeito à hidratação e proteção.
No caso da planta dos nossos pés, além de não terem a mesma proteção que em outras áreas tendem  a desenvolver uma camada espessa de queratina na intenção de proteger a pele da agressão de um agente mecânico. Agentes mecânicos são fatores externos como: sapatos apertados, costuras de meias, tiras de sandálias, calçados com numeração inadequada, salto alto e bico fino, aumento de peso, causadores do espessamento da camada córnea formando calos e/ou calosidades.
Quando a calosidade ou Hiper queratose se torna muito espessa e ressecada, ela tende a se romper  formando a fissura, que nada mais é do que uma LED (lesão elementar dermatológica) por solução de continuidade, causada pelo rompimento do tecido cutâneo, também ocasionado em peles finas devido ao diabetes, fator idade etc..

Como tratamento para as fissuras ou rachaduras nos pés, a preocupação maior é em relação a  cicatrização, para que não se torne uma porta aberta para a entrada de microrganismos como vírus, fungos e bactérias e com a hidratação para que não ocorra recidivas, tornando a pele maleável, elástica e hidratada.
A Erisipela ,por exemplo, é uma bactéria que se instala nos gânglios linfáticos e que entra no organismo através de uma fissura, unha encravada ou pequeno corte nos pés.
Para que o tratamento tenha sucesso é necessário que se aplique diariamente  um creme alta hidratação e cicatrizante, com composição natural que contenha, por exemplo:  Aloe Vera (com ação umectante, regeneradora, anti inflamatória, queratolítica, cicatrizante e revitalizante) e Calêndula  (com ação emoliente, restauradora,cicatrizante, antisséptica,anti-inflamatória e suavizante) para que o cliente não corra o risco de sofrer alguma reação alérgica.
A Eletroterapia e a Led/Laser Terapia, juntamente com a aplicação diária de um creme alta hidratação, tem demonstrado bons resultados devido à sua ação cicatrizante e regeneradora.
A evolução no tratamento no cuidado das fissuras é progressiva e depende da orientação e tratamento do Podólogo e dos procedimentos do cliente em casa.


Nilva Macedo da Costa

Tel: (63)8133-4451 ou (63)8422-9407