Onicocriptose é o nome científico que se dá a unha encravada :é a penetração de espícula (pedaço de unha) dentro da pele,na lateral do artelho (dedo), quase sempre seguido de inflamação, granuloma piogênico(carne esponjosa) que é a proliferação de vasos sanguíneos formando uma lesão tumoral secundária ,de cor avermelhada ou arrouxeada, úmida,de consistência mole e que sangra facilmente,depois de um traumatismo ,ou seja,é uma defesa do organismo.Causa dor,odor,dificuldade de calçar,constrangimento social(vergonha),sem contar que é uma porta aberta para qualquer outra bactéria. As principais causas de onicocriptose são:
Corte incorreto das unhas: o corte quando executado por pessoas não habilitadas poderá ser feito incorretamente, podendo ocasionar uma unha encravada quase sempre com inflamação.
Pressão: causada por uso de sapatos inadequados, meias com costuras.
Formato de unhas: funil, telha, involuta, etc.
Unhas espessas ou com deformidades,
Onicomicose (micose de unha)que pode causar deformidade e espessamento das unhas.
Traumatismo: torções, queda de objetos sobre a unha ou pisões.
TRATAMENTO PODOLÓGICO:Na podologia o procedimento é:análise do problema,faz-se a assepsia do local, espiculaectomia que é a retirada da espícula (pedaço de unha)que está ocasionando dor, inflamação ou infecção,realizada com materiais esterilizados e descartáveis,depois será feito curativos oclusos a base de colagenase, sulfato de neomicina, alginato de cálcio, etc.. Pede-se retorno até o completo restabelecimento do problema.Depois desse procedimento é adequado acompanhar o crescimento da unha,para que não haja recidiva.
Caso necessário, hoje a podologia tem alguns recursos para que o paciente não tenha mais problemas com as unhas:
Órteses são aparelhos ou objetos usados para correção de algum problema:fibras de memória molecular, fio ortodôntico(ômega) e bracket,elástico,todos com resultados excelentes modificando o formato da unha e consequentemente resolvendo o problema.